segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

African grassland



Quando tirei esta foto ainda não tinha confiança com o dono da viatura para lhe pedir para fechar a porta, e confesso que também estava um pouco longe logo não me ia dar ao trabalho disso. Mas quando tirei a foto já tinha na mente o trabalho que iria ter, ou melhor, que queria ter para a por como a imaginei. Ainda não está terminada, falta um “abuso”, mas para isso tenho de procurar a imagem certa! ;) Ela aparece…
O trabalho fundamental nesta foto era fechar-lhe a porta! E desta vez não me esqueci do retrovisor! Depois retirar a matricula… todos sabem de quem é o carro (lindo do principio ao fim e com um trabalhar…ver a partir dos 35s), mas não quero invadir a privacidade de ninguém. Olhem que dar textura na zona da matricula… é mais fácil retirar-lhe a porta! :) mais uns retoques aqui e acolá para retirar detalhes distractivos e o veiculo em si estava pronto. Mas não estava satisfeito com a “mood” da coisa. Sempre achei que a foto ficava melhor um pouco mais quente, com “bom” tempo. Não eu não goste dos detalhes do céu original, mas queria uma foto mais viva e “bem disposta”. Para isso tive de procurar o céu certo! Para ficar bem sem muito muito muito trabalho, tive de procurar um céu com nuvens na parte inferior para que a união entre as duas fotos não ficasse muito estranha e me poupasse algum trabalho, especialmente nas árvores. Depois queria dar outra diagonal à foto. Se repararem o carro e o “caminho” traçam uma diagonal e as nuvens outra, com isto consegue-se dar um pouquinho mais a noção de profundidade à foto. O céu desta foto saiu de umas das primeiras fotos que tirei na expedição do Sabor (saudades…) Depois foi muito clone, heal e smudge…
Enfim, mais um trabalho que decidi partilhar e mostrar que até as boas fotografias podem ficar melhor…
Um dia acabo-a… :)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Splash!


 


Esta já tem algum tempo mas é umas das fotos que me deu mais gozo tirar. Primeiro estava acompanhado do meu Guru fotográfico e depois o carro ia só com meninas! :)
Esta serve apenas para demonstrar as potencialidades do digital.
Andávamos nós pela Lousã quando a Miss Carla viu um charco e decidiu dar numa de “Moises”. Eu, e o Meu colega Marco, saímos, escolhemos o sitio ideal para ter uma boa composição e depois foi deixar a maquina fazer o trabalho. Em situações destas, de objectos em movimento rápido, temos duas hipóteses, ou vamos para as pannings ou congelamos o momento! Do ângulo que tínhamos, e tendo em conta que o objecto em movimento se estava a aproximar, ou seja, a alterar a sua distancia à maquina e por consequência o ponto de focagem, o ideal seria congelar o memento, porque para fazer panning…. (as pannings ficam para outro dia e para o outro Blog :)). Para congelar o momento, e dada a pouca luz, puxei um pouco do ISSO (500), usei o modo de focagem "AI Servo" ,e coloquei-a em disparos consecutivos rápidos, 6,5 frames por segundo, ou seja, 13 imagens a cada 2 segundos. Depois foi só carregar no botão e deixar a maquina tirar fotos… Esta é uma das grandes vantagens do digital, não se estragam rolos a tentar capturar aquele momento certo nas situações onde não dominamos nem temos bem a certeza de onde vai estar o sujeito principal da composição.
O pós-processamento foi apenas para evidenciar o que já lá estava, um pequeno reenquadramento, um ajuste nas luzes e ficou pronta.