quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Splash!


 


Esta já tem algum tempo mas é umas das fotos que me deu mais gozo tirar. Primeiro estava acompanhado do meu Guru fotográfico e depois o carro ia só com meninas! :)
Esta serve apenas para demonstrar as potencialidades do digital.
Andávamos nós pela Lousã quando a Miss Carla viu um charco e decidiu dar numa de “Moises”. Eu, e o Meu colega Marco, saímos, escolhemos o sitio ideal para ter uma boa composição e depois foi deixar a maquina fazer o trabalho. Em situações destas, de objectos em movimento rápido, temos duas hipóteses, ou vamos para as pannings ou congelamos o momento! Do ângulo que tínhamos, e tendo em conta que o objecto em movimento se estava a aproximar, ou seja, a alterar a sua distancia à maquina e por consequência o ponto de focagem, o ideal seria congelar o memento, porque para fazer panning…. (as pannings ficam para outro dia e para o outro Blog :)). Para congelar o momento, e dada a pouca luz, puxei um pouco do ISSO (500), usei o modo de focagem "AI Servo" ,e coloquei-a em disparos consecutivos rápidos, 6,5 frames por segundo, ou seja, 13 imagens a cada 2 segundos. Depois foi só carregar no botão e deixar a maquina tirar fotos… Esta é uma das grandes vantagens do digital, não se estragam rolos a tentar capturar aquele momento certo nas situações onde não dominamos nem temos bem a certeza de onde vai estar o sujeito principal da composição.
O pós-processamento foi apenas para evidenciar o que já lá estava, um pequeno reenquadramento, um ajuste nas luzes e ficou pronta.

2 comentários:

  1. Está excelente. O carro é lindo, as miúdas dentro do carro são giras, a serra estava linda, o dia estava lindo... é pena é não dar nenhuma ideia de movimento... o que também não é de estranhar, já que o carro estava parado no momento que foi tirada a foto, como é possível perceber !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, esta foto não tem dinâmica nenhuma, não há ponta de movimento na foto! Eu até a podia classificar como uma foto de Still life... Enfim... :) Esse bem que engoliu as palavras!
    (para os que não estão a apanhar nada... é private!)

    ResponderEliminar