sábado, 18 de dezembro de 2010

Como transformal o banal

Como transformar uma fotografia banal, comum, cheia de erros em algo interessante.
Bem, primeiro é preciso saber fotografar, ter uma boa câmara que guarde bastantes detalhes, saber trabalhar com vários softwares de edição de imagem e principalmente saber antecipar o que podemos ou não fazer em pós-processamento.
Primeiro passo: Tirar uma foto com potencial.
(passeio organizado pelos "Valentes d'Aveiro" à Serra da Freita)

Ao olhar para esta foto vemos uma imagem com cores pálidas, pessoas num dos cantos e ainda por cima cortados, uma composição algo descompensada… em que raio estaria a pensar eu quando a tirei?
Bem, é fácil, estávamos aqui à algum tempo, e reparei que o carro do Christian estava num ângulo engraçado em relação à paisagem envolvente, e foi no 200 que me centrei, todo o resto eu sabia que podia alterar, chama-se a isso visão/imaginação (algo necessário a qualquer fotografo.
O que precisava de ser alterado?
Tudo, primeiro foi necessário um “crop” para recompor a composição e transformá-la em algo mais 16:9  e interessante, nem sempre as composições centradas ou seguindo a regra dos terços são as melhores.
Depois, e usando a ferramenta “clone” do Photoshop, retirei o Paulo e o Christian da foto, e fiz alguns melhoramentos no 200 ( ;) né Filipa) . Estando a composição tratada passei para as cores.  
Nem sempre as cores ficam como queremos, em situações dinâmicas, como esta, o melhor é fotografar em RAW e corrigir a exposição, o balanço de brancos e o tint em casa, com tempo em frente ao pc pois se tentarmos fazer isso no terreno podemos perder a cena ou ficar com uma foto simplesmente medíocre.
Neste caso puxei um pouco pela “vibrancy” das cores, reduzia as luzes médias e altas e aumentei as sombras. Isto deixou-a com as cores que desejava. Mas faltava algo.
No Photoshop, dupliquei o layer da imagem e apliquei um filtro “Highpass”, o que torna a imagem cinzenta. Seguidamente é preciso fazer um “blend” dessa imagem cinzenta para voltarmos ás cores “normais”. Isto aumenta os detalhes da imagem e vai buscar pormenores que pensávamos não serem possível de ver na fotografia.  Normalmente uso “soft light” mas também podem usar o “hard-light” se pretenderem muitos detalhes.   
O resultado final é este.


Na minha humilde opinião está muito melhor que a original. Há muitos debates sobre o pós-processamento de imagens. Na minha opinião, se temos capacidade e inteligência para melhorar algo, porque não fazê-lo?  Comparem-no com comida… nós temperamos a comida não temperamos? Comparem com os jipes, quem não gostaria de artilhar o seu 4x4? E os humanos, quando ficamos doentes tomamos medicamentos, certo? Sei lá, se estivermos constipados com muita tosse ou fartinhos de fazer atchim, tomamos um CÊGRIPE, uma aspirina ou algo do género, certo?  
Vá, a quem quiser aprender um pouco sobre como melhorar as suas fotos, é só perguntar, eu respondo. 
Boas fotos e vejam se tratam dessa gripe... 

5 comentários:

  1. Mas que belo blog, mais um onde ningúem comenta nem diz a ponta dum corno.
    Quem não caça com cão caça com gato, vejo em ti um bom aliado na luta contra estes rotos.
    Junta-te a mim!
    Mas olha que eu uso uma Pentax de rolo, ainda não aderi a esta modernices, mas gosto da maneira como desprezaste os arruaceiros dos trincapichotas :)
    és cá dos meus.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Giorgio! Já tinha saudades tuas!
    Só dois reparos, pequenos reparos!
    1º - não é suposto comentarem, é suposto lerem! Tipo, são umas dicas para o pessoal que gosta de fotografia e que já saiu da idade da pedra e tem maquinas digitais.
    2º - Não desprezei, nem desprezo ninguém! Acho muito sinceramente que não há necessidade de tantas mer@#£ sem fundamento... O que há para dizer, diz-se na cara das pessoas, não por blogues e mensagens. A ideia do meu blog é partilhar conhecimentos e técnicas fotográficas com todos aqueles que quiserem ver, ler, aprender, etc.. E se quiserem alguma dica mais pessoal, mais direccionada é só dizer! Esta minha disponibilidade de partilhar conhecimentos é dirigida a todos, inclusive a ti! Quando quiseres evoluir um pouco e passar para o mundo digital apita que eu vou contigo ás compras de maquina e lentes... consigo imaginar-te com uma 1Ds mkIII ou uma 1DmkIV, e claro, só lentes serie L.

    ResponderEliminar
  3. Hei colega, se comprar uma sony por 80 euros com 10 mp já da para brincarmos os 2? :)
    Nao sejas modesto joao, gostas tanto dos outtros como eu, desprezo nessa gente toda!!!
    Eu pessoalmente se quisesse aprender algo mais util compraria uma revista da especialidade e frequentava o site do olhares mais vezes mas...quero mesmo é ser antiquado, nao ha nada que chegue ao verdadeiro espirito do rolo acabado de ser revelado.
    é só para alguns...mas faço-te a vontade, vou adquirir uma digital, seja compacta ou reflex...nao queiras é uma full frame para começar, as 1Ds são mais para jogos da bola e eu sou mais da elite tás a ver? Gosto duma boa fronha :)

    ResponderEliminar
  4. O quê? as 1D são para bola? Tás doido colega! Olha, digo-te já que o olhares não vale uma mer@#! Mesmo! Lá não aprendes muito! Os comentários que fazem ás fotos é tipo: "ai tão bonito!" " ai que lindo" e afins! E com esses comentários não aprendes nada! Mesmo! Se queres uma boa comunidade digital para aprender algo vai até ao Gfxartist ou então junta-te a uns grupos no deviantar, o olhares ... nah, é para fracos com problemas de auto afirmação e querem ver o ego massajado! Quero saber o que está mal com as minhas fotos para poder melhorar! Revistas... costumo comprar o mundo da fotografia digital! Já la tive algumas fotos minhas publicadas...
    Quanto à maquina... uma reflex... no mínimo uma bridge. Tive algumas bridges antes de passar para as reflex... e já vou na segunda reflex. Mas se não queres gastar muito dinheiro vai para uma 7D ou uma 60D...
    Quanto ao gostar dos outros... é-me completamente indiferente! Só conheço pessoalmente uma, duas pessoas, e não tenho qualquer problema com elas, nem com elas nem com os que não conheço! Mas diz lá quanto queres gastar que eu faço-te um pack decente para começares no belo mundo do digital! BTW - podes usar as lentes old school nas digitais! Isso sim é juntar o bom dos dois mundos! O rolo... esquece isso! :)

    ResponderEliminar
  5. sim o pós processamento é algo necessário.. e sempre foi algo necessário.. só que agora passa pelo utilizador que faz a foto, antigamente era um gajo que estava no laboratório a dar o toque final as fotos.. e as pessoas não imaginam o trabalho que dá revelar a nível do analógico.
    Por isso que existem pessoas que ainda tem alguma resistência a mudar para o digital.
    e depois o negativo tem uma maneira brutal de capturar luz. se eu tive-se dinheiro e um laboratório em casa.. continuava a fotografar com a minha digital.. lol..

    As possibilidades são infinitas no digital é claro que temos de ter sempre cuidado para não passar da fotografia para a foto manipulação.
    Concordo com o nivelar cores contrastes nitidez um clone aqui ou acolá.. mas quando alteramos de tal forma a imagem e ela deixa de ter mais de metade do que originalmente existia lá para começar já considero isso manipulação..

    é claro que isso cabe a cada um decidir o que está a fazer e até onde quer ir.. Respeito ambos os trabalhos são ambos complicados de fazer.. e se conseguir-mos a junção de ambos então maravilha.. ;)

    ResponderEliminar