domingo, 24 de abril de 2011

O Super 300









Aqui ficam mais algumas dicas para fazer fotos de desporto, neste caso de Todo Terreno.
Esta sequência de fotos foi tirada durante o II Passeio de TT do ACRC. O AveiroTT marcou presença com algumas viaturas entre elas este Super Discovery 300, um disco muito bonito e extremamente bem preparado para este tipo de situações.

Fotografia:
Para este tipo de situações convém seleccionar settings que nos permitam tirar o maior numero de fotos no menor tempo possível.  No meu caso estas imagens foram obtidas ao ritmo máximo que a maquina permite, 6,5 fotos por segundo (embora os dados dos exif digam que as primeiras 7 imagens foram tiradas no mesmo segundo).
Outro dos pontos em que é preciso ter bastante atenção é ao foco. Em objectos com movimento rápido o mais aconselhável, a quem não tem uma lente ultra-sónica, é seleccionar uma abertura que permita uma campo de focagem alargado e "tentar" acompanha o movimento do objecto. Uma ultima dica,(mais dedicada às pannings mas que também se adequa a estas situações) sempre que estejam a acompanhar o movimento, e caso a vossa lente tenha apenas um modo de estabilização, é preferível, no meu entender, desligar o estabilizador de imagem. O estabilizador de imagem compensa as movimentações verticais e horizontais, ou seja, o estabilizador de imagem vai interpretar a movimentação que executamos para acompanhar o movimento do objecto como um movimento a eliminar (compensar), e isso pode atrasar a foto ou retirar algum do movimento do à foto. 
Aqui fica uma animação das fotos a cerca de metade da velocidade real.

1 comentário:

  1. Ola Joao ta brutal,deixou-me sem palavras.
    Muito obrigado e força com a ideia,as proximas serao contigo a (pilotar)
    Abraços Armindo

    ResponderEliminar