O pedido foi simples....
No próximo dia 30 de julho o AveiroTT vai celebrar o seu primeiro aniversário. Para assinalar a ocasião vai ser realizada a primeira, de muitas (esperamos nós), Rota dos ovos moles. Para proceder à sua divulgação, e no sentido de elaborar o cartaz, era necessário uma foto que fosse clara em demonstrar os três pontos chave do evento, o TT, Aveiro e claro, os ovos moles.
As ideias da imagem foram surgindo, e se era claro que para representar o TT era necessário um veiculo TT, e que para os ovos moles seriam umas barricas e uma canastra com ovos moles, a representação simbólica de Aveiro não foi imediata.
A primeira ideia foi de usar como cenário da foto um dos braços da Ria, por o "Santo André" como fundo, mas rapidamente chegamos à conclusão que a ideia "Aveiro" não passava.
Outro elemento simbólico, representativo de Aveiro, seriam as salinas. Depois de alguns ensaios, a conclusão foi idêntica à anterior. Além da imagem não passar, a área útil para inserir informação era reduzida.
Depois de descartado o elemento Ria e as salina, o próximo ensaio foi com um moliceiro. A busca, pelos múltiplos cais de pesca tradicional, de um "cenário" ideal para concretizar a nossa ideia foi longa, e levou-nos até ao cais do Bico. Lá foi possível incluir o monumento de homenagem ao moliceiro, espaço da autoria do arquitecto João Ruela, o Jipe e os Ovos Moles passando assim a ideia a que nos propusemos.
Depois de ensaiada a composição da foto, acertei os settings de forma a obter alguma profundidade de campo, tornando os contornos do 200 mais suaves do que os contornos das barricas e dos ovos moles.
O resultado final foi este!
Ora sem tirar nem por... este é o conceito por detrás do cartaz.
ResponderEliminarObrigado João pela magnifica Foto.
Abraço
Quando a ideia é clara o resultado final sai decente!
ResponderEliminarVenham mais! Que este seja o primeiro de muitos!
Pois é …… com que então a dormir uma sesta á beira ria…… e eu a pensar que esta gente andava a trabalhar nas fotos para o cartaz da “Rota dos Ovos Moles” e afinal deparo-me com esta prova mais que evidente de quanto são preguiçosos. hehehe
ResponderEliminarA dormir... pois pois....:)
ResponderEliminarPenso que a fotografia com um pouco menos de retoques ficaria bem melhor!
ResponderEliminarGostava de começar por dizer que não é meu habito publicar comentários de anónimos, gosto de saber com quem estou a falar.
ResponderEliminarSegundo, os retoques dados à fotografia são mínimos. Eu sei que normalmente retoco as fotos mexendo no contraste, níveis de cores, luz, crop, DOF, e algum trabalho de limpeza. Neste caso, apenas existe uma diferença entre a foto original e esta, retoque necessário à sua publicação e distribuição indiscriminada do cartaz. Posso facultar o original caso queiram confirmar o que disse.
Embora goste de comentários críticos, gosto também que estes sejam acompanhados de soluções de como melhorar o meu trabalho. Assim posso aprender e evoluir com as criticas. Mais uma vez digo que é esse o intuito que tenho ao mostrar o meu trabalho, quer nos blogues, quer em galerias online, receber criticas construtivas de forma a melhorar o que faço.
Pois é João, andas para aí a explicar os pormenores do teu trabalho e depois ouves estes comentários sem sentido algum e aparentemente demonstrado falta de conhecimento deste mundo da fotografia.
ResponderEliminarAmigos, vamos aprender com quem sabe mais que nós.
João parabéns pelas fotos.