Eu sei, pontos de focagem? Em fotografia TT, será que há tempo para isso?
Bem se for bem pensado e houver uma paragenzita aqui e ali, há.
Muitas vezes, com a pressa de capturar um momento, temos tendência a esquecer formas "alternativas" de o mostrar.
Quando estamos parados, muitas das vezes aponto a câmara ao retrovisor e faço dois disparos. Um com o ponto de focagem no que está a ser reflectido e outro na paisagem de fundo. E isto quer para o retrovisor do veiculo onde estamos quer para os outros veículos. E porquê dois disparos da mesma composição com pontos de focagem diferentes? Bem às vezes é muito fácil perceber logo no local qual é a composição que funciona melhor, as vezes o retrovisor serve só para complementar a composição, outras a paisagem é completamente desinteressante mas apanhamos algo de interessante no retrovisor, o post Reflections II é exemplo disso. Nesses casos apenas uma foto chega. Mas há deles que são mais complicados...
A imagem seguinte está focada no retrovisor, e apenas mostra um poste e umas montanhas enquanto o fundo está desfocado... mas eu até gosto do fundo desfocado... se em vez daquele poste estivesse ali outra coisa qualquer mais interessante....
Como não estava muito satisfeito, e como não tinha a certeza ao certo se a composição com o retrovisor focado ia funcionar, decidi mudar o ponto de focagem e focar o fundo.
Pessoalmente agrada-me mais esta composição, mas isto são gostos, e gostos não se discutem.... argumentam-se! Para mim a imagem no retrovisor não justifica uma composição baseada apenas nela, apesar do apelo que a estrada serpenteante tem, mesmo estando "desfocada". Das duas, a que prefiro é a ultima, com a estrada focada e o retrovisor apenas como uma referência do que está para tras.
Mas não é só com os retrovisores que que mudo o ponto de focagem de modo a obter imagens diferentes quase com a mesma composição. Recentemente, durante o convívio na serra da Freita organizado pelo AveiroTT, tive a oportunidade de o fazer a experiência "Jerrican/caixa de ferramentas VS Aldeia da Pena".
"O gajo passou-se de vez, são iguais!" <- Isto é o que eu acho que vocês devem estar a dizer! :) Mas não, se repararem na primeira imagem a caixa e o jerrican estão perfeitamente focados enquanto que a aldeia esta ligeiramente "desfocada". Nas segunda imagem o ênfase do foco está na aldeia. Mais uma vez, e aqui mais do que no caso dos retrovisores, é uma questão de gostos. Na minha humilde opinião, a primeira imagem é um pouquinho melhor que a segunda, prefiro o detalhe no jerrican e na caixa de ferramentas.
Por hoje ficamos por aqui, para breve devo trabalhar um pouquinho esta imagem do jerrican, tirar e meter coisas em programas "demoníacos" :) que mudam e alteram as fotos. Em breve também devo aumentar, e muito os meus conhecimentos pois vou frequentar um curso com o Paulo Moreira (sim, outra vez o PM, não me canso de divulgar e publicitar o trabalho dele, o que é bom, é mesmo muito bom!!). Para os potenciais interessados - Informações do curso.
E já agora, nunca é demais:
Só mais um, esta vocês podem ir ver de "borla" no C.C. Glicínias. Fui à inauguração e além de conhecer pessoalmente o Alexander Kharlamov (que seguia faz muito tempo no deviant) vi fotos de um projecto diferente, mas muito bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário