quinta-feira, 24 de novembro de 2011

UMM


UMM - União Metalo-Mecânica, foi em 1977 que esta empresa de origem portuguesa foi fundada com o objectivo de construir veículos 4x4. Com metas simples, a marca lançou o seu primeiro veículo em 1978. Não foram muitos os modelos criados (UMM Cournil, UMM Alter, UMM Alter II) e a duração da marca não foi longa, a marca encerrou portas em 2006, não chegando a completar os 30 anos de idade.Como feitos de destaque ressaltam a presença no exercito e forças policiais portuguesas e também as participações no Dakar, especialmente a de 1982 onde os três veículos que iniciaram a prova a conseguiram acabar.

Esta introdução toda para mostrar algumas fotos do UMM do Bruno, tiradas durante o 2º Convívio de S. Martinho do Clube AveiroTT que juntou sócios e simpatizantes num belo dia de trilhos, castanhas  muito muito mais.

Desta feita optei por misturar, misturar várias coisas, desde as dessaturações selectivas pelas quais era conhecido no GfxArtist, pelos b&w que nunca explorei muito (mas vou) e pelas cores soft que também não são característica habitual em mim.

As imagens:
Tiradas em condições de luz muito reduzida, o que me levou a usar um ISO de 3600 resultando em algum ruído. Normalmente seria algo de evitar, mas como a ideia era fazer umas imagens de "mood" nostálgica, usando um pedaço da história automovél nacional, o ruído até ajuda.
A 1ª levou uma dessaturação selectiva ficando só a cor vermelha do carro, uns toques no contraste, uns "burn" na parte preta do capot e mais umas coisitas mínimas.


Nesta suavizei um pouco as cores, tirei-lhes saturação para enfatizar o ar nostálgico.



O b&w é algo a que ainda não estou muito habituado e ainda requer mais prática, contudo acho que se adequa ao carro, especialmente na segunda imagem a b&w e à "mood" nostálgica da coisa. 



Nestas duas o trabalho foi idêntico à primeira, a ideia é dar destaque ao carro e à acção (haveria mais acção se não fossem os pneus :p ).

Hoje fico-me por aqui. 
Espero em breve ter mais tempo para poder dedicar à fotografia.

Fiquem bem!

2 comentários:

  1. Muito bom, gostei particularmente da primeira e da penúltima. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, a primeira e a segunda são a mesma, mas o tratamento diferencia-as muito. Temos de combinar um safari fotográfico um dia destes.

    ResponderEliminar